Miguel Maria Drummond
Secretariado
E-mail: mdrummond@ucp.pt
Tel.: (+351) 217 214 126
Candidatura e Matrícula
Contactos
Calendário de Candidaturas e Matrículas
Fases | Candidaturas | Entrevistas | Afixação de Resultados | Matrículas |
Única | 15/03-07/06 | Marcação pessoal | 28.06 | 01/07-12/07 |
Documentação necessária
Lista de documentos obrigatórios:
- Documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte);
- Número de Identificação Fiscal;
- Fotografia tipo passe;
- Certificado de habilitações com detalhe das unidades curriculares e respetiva nota, com referência à escala de avaliação e nota mínima para aprovação;
- Para os candidatos oriundos de países cuja língua oficial não é o português:
- Sendo clérigos/religiosos: uma declaração do superior eclesiástico que confirme que possuem o necessário e suficiente domínio da língua portuguesa;
- Para os restantes: certificado que comprove o necessário e suficiente domínio da língua portuguesa, passado por uma entidade acreditada para o efeito (mínimo B2).
- Para os candidatos clérigos/religiosos: carta do Bispo/Superior próprio, dirigida ao Diretor do ISDC, com a autorização para a candidatura na Licenciatura em Direito Canónico.
Notas:
- No momento da candidatura apenas são exigidas cópias digitalizadas dos documentos originais/certificados.
- Os documentos autênticos passados no estrangeiro na conformidade da lei desse país, e os documentos particulares lavrados fora de Portugal, legalizados por funcionário público estrangeiro, consideram-se legalizados à luz da lei portuguesa desde que a assinatura do funcionário público esteja reconhecida por agente diplomático ou consular português no Estado respetivo e a assinatura deste agente esteja autenticada com o respetivo selo branco consular. Tratando-se de documentos emanados de países signatários ou aderentes à Convenção de Haia de 5 de Outubro de 1961, a legalização dos documentos será feita por apostila, nos termos do art. 3º da convenção.
- Os procedimentos de legalização não são exigidos no caso de documentos passado em países da União Europeia, países parceiros do Espaço Económico Europeu e da Associação Europeia de Comércio Livre e do Reino Unido e obtidos em Instituições Eclesiásticas que constem da base de dados da Santa Sé.
- Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução, efetuada nos termos previstos na lei notarial.
Apresentação das Candidaturas
Para dar início ao processo de candidatura, o candidato deve preencher e enviar para: admissions.lisboa@ucp.pt os seguintes documentos:
- Documento de identificação;
- Número de Identificação Fiscal;
- Certificado de habilitações;
- Para os candidatos clérigos/religiosos: carta do Bispo/Superior próprio, dirigida ao Diretor do ISDC, com a autorização para a candidatura na Licenciatura em Direito Canónico.
No e-mail deve colocar no assunto: “Candidatura Direito Canónico”.
Após o envio da candidatura acima referida, o candidato receberá um email dos Serviços Académicos a informar o número de candidatura bem como uma referência Multibanco para efetuar o pagamento.
Caso não tenha conta bancária em Portugal o candidato deve solicitar o IBAN para tesouraria.sede@ucp.pt, indicando o número º de candidato indicado pela Secretaria Escolar e nome completo.
A candidatura só ficará concluída quando o pagamento for realizado. Processos sem pagamento associado não serão avaliados.
A candidatura requer também a realização de uma entrevista pessoal com o Diretor do ISDC (modo presencial ou remoto) . Para o seu agendamento, a Direção do ISDC entrará em contacto com os candidatos. |
Matrículas
As informações de matrícula serão enviadas por email aos candidatos admitidos após publicação dos resultados. No ato de matrícula será necessário efetuar o pagamento da taxa de matrícula e da 1ªmensalidade.