Conferência «A Sinodalidade na vida da Igreja»

Terça-feira, Abril 12, 2022 - 18:46

O Arcebispo Edgar Peña Parra, Substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé, irá proferir na UCP uma conferência subordinada ao tema «A Sinodalidade na vida da Igreja», que acontecerá no dia 11 de maio, às 10h30, no Auditório Cardeal Medeiros, na sede da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

Este evento, promovido pelo Instituto Superior de Direito Canónico, insere-se na vivência do Processo Sinodal 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco, com o qual se pretende aprofundar e promover a vivência da comunhão, participação e missão de todos na vida da Igreja. 


Monsenhor Edgar PeñaParra nasceu em Maracaibo (Venezuela), a 6 de março de 1960. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985, tendo ficado incardinado na diocese de Maracaibo. Formou-se em Direito Canónico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1993. Trabalhou nas Representações Pontifícias no Quénia, na Jugoslávia e junto às Nações Unidas em Genebra. Também prestou serviço nas Nunciaturas Apostólicas da África do Sul, Honduras e México. A 8 de Janeiro de 2011 foi nomeado Arcebispo titular de Telepte pelo Papa Bento XVI, de quem recebeu a ordenação episcopal a 5 de Fevereiro de 2011. Desempenhou seguidamente a função de Núncio Apostólico no Paquistão, de 2001 a 2014, e em Moçambique, de 2015 a 2018 (razão pela qual fala português). 

A 15 de agosto de 2018, Monsenhor Edgar Peña Parra foi nomeado pelo Papa Francisco Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé, ou seja, é a terceira figura da Santa Sé, depois do Santo Padre e do Cardeal Parolin, Secretário de Estado. 

A Secção dos Assuntos Gerais ou Primeira Secção tem como missão despachar as questões que digam respeito ao serviço quotidiano do Sumo Pontífice, quer na solicitude pela Igreja universal quer nas relações com os Dicastérios da Cúria Romana. Cuida da redação dos documentos que o Santo Padre lhe confia. Executa os actos relativos às nomeações da Cúria Romana e guarda o selo de chumbo e o anel do Pescador. Regulamenta a função e a actividade dos Representantes da Santa Sé, especialmente naquilo que concerne às Igrejas locais. Leva a efeito tudo o que diz respeito às Embaixadas junto da Santa Sé. Vela sobre os órgãos de comunicação oficial da Santa Sé e cuida da publicação dos «Acta Apostolicæ Sedis» e do «Anuário Pontifício».