Entrega de diplomas e início do novo ano lectivo

Quarta-feira, Setembro 8, 2021 - 12:48

No passado dia 6 de Setembro ocorreu, na sede da UCP, a cerimónia nacional de entrega de diplomas e início do novo ano lectivo 2021-2022, que foi presidida pelo Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, o Cardeal-Patriarca Dom Manuel Clemente.

A cerimónia iniciou-se com o discurso da Senhora Reitora, Doutora Isabel Capeloa Gil, que salientou a importância de retomar presencialmente a vida do campus universitário, tão essencial ao bom desempenho da sua missão. 

De seguida, tomaram a palavra quatro estudantes em representação dos diplomados dos quatro campos da UCP. A representante do campus de Lisboa foi a Drª Graça Pacheco, antiga aluna do ISDC e actual chanceler da Diocese de Setúbal, que no seu discurso agradeceu à Universidade todo o seu empenho e contributo para a formação dos seus diplomados, e lembrou cada um dos intervenientes nesse percurso, desde o Magno Chanceler até à família de cada um dos diplomados.

Após estes discursos, a antiga aluna Maria Caetano, atleta olímpica de dressage, testemunhou como a formação académica recebida na UCP foi importante para dar o «estofo» para enfrentar com grandeza todos os desafios da vida, inclusive as olimpíadas.

Seguiu-se a bênção dos diplomas pelo Capelão da Universidade, os quais foram posteriormente entregues aos representantes dos cursos da UCP que se graduaram no ano lectivo 2019-2020.

A celebração terminou com a entrega dos prémios UCP/Caixa Geral de Depósitos e dos Prémios Democracia e Desenvolvimento, e a palavra final do Magno Chanceler.

Neste mesmo dia 6 de Setembro iniciou-se no ISDC o novo triénio de licenciatura canónica em Direito Canónico, com vários alunos clérigos e duas senhoras leigas, aos quais damos as boas-vindas e desejamos os maiores êxitos académicos, para melhor «servir a Igreja, servir as pessoas».