Antiga aluna do ISDC nomeada Chanceler da Diocese de Setúbal

Saturday, May 1, 2021 - 08:48

A Drª Maria da Graça Pacheco, antiga aluna do ISDC, foi nomeada chanceler da Diocese de Setúbal no passado dia 29 de Abril de 2021. No Decreto de nomeação, D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, expressou o desejo de que «o Senhor guie, com a luz e a sabedoria do seu Espírito, a atuação desta sua serva no desempenho das funções que agora inicia, para que, exercendo-as com competência e caridade, contribua para a comunhão, a edificação e a missão da Igreja».

O ofício de chanceler é obrigatório em todas as dioceses e circunscrições equiparadas, e  tem como missão cuidar da redacção, expedição e conservação dos documentos da Cúria diocesana, e dirigir os Arquivos oficiais da Diocese (cf. cc. 482 §1; 487§1). Os actos da cúria destinados a ter efeito jurídico necessitam da sua assinatura junto com a do Ordinário da qual emanam (cf cân. 474). Para ser nomeado chanceler é necessário ser uma pessoa de boa fama, que esteja em comunhão com a Igreja (cf. cân. 483).

O ISDC felicita o Senhor Bispo de Setúbal e toda a diocese por esta escolha e deseja à nova chanceler da Diocese de Setúbal os maiores sucessos no novo serviço que a Igreja lhe confia e que seguramente exercerá com a mesma dedicação e empenho com que se dedicou aos estudos de Direito Canónico. Boa e frutuosa missão!

O testemunho da Drª Maria da Graça, como antiga aluna do ISDC, pode ser lido nesta página.

(Imagem: Sé de Setúbal)